Usamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a personalizar conteúdos, adaptar e avaliar anúncios e oferecer uma experiência melhor. Ao clicar em "Aceito" você concorda com isso, conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Para mais dúvidas entre em contato com nossa equipe de atendimento.
  • Assessoria | Aprimoramento para o sucesso
    < Voltar

    Busca de ajuda profissional, em diversas áreas do conhecimento, pode alavancar sua empresa. Falta de informação. Este é o principal problema enfrentado hoje por empresários que pretendem alavancar seus negócios, mas não conseguem. É o que afirma Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, gerente regional de uma unidade do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Uma das soluções é buscar, para cada área da sua empresa, o conhecimento com profissionais especializados. Além de ajuda técnica especializada, o empresário necessita também de ferramentas adequadas (softwares, pesquisas de mercado, equipamentos, formulários de controle, profissionais capacitados etc.) e, o mais importante, atitude e vontade para melhorar.

    Um profissional indispensável para todas as empresas é o Contabilista. Para o Professor Doutor Antônio Lopes de Sá, especialista de renome na área contábil do país, a contabilidade é a ciência da prosperidade dos empreendimentos humanos; ou seja, ela estuda a riqueza sob o aspecto da eficácia desta. Para ele, "os contabilistas são competentes, pois representam um verdadeiro contingente de bem-estar das sociedades humanas".

    O Professor Lopes de Sá afirma ainda que a grande missão do contabilista é orientar para que todas as empresas sigam caminhos adequados, no sentido de serem perenemente eficazes. "Zelando para que estas empresas não cometam erros, para que atendam às múltiplas exigências do Poder Público, os profissionais da contabilidade cumprem as suas missões de forma competente", diz o Professor. Somente no Brasil, existem mais de 400 mil contabilistas e mais de 70 mil empresas de contabilidade. Entre as principais entidades de classe estão os Conselhos Regionais de Contabilidade, os SESCONs (na parte empresarial contábil), seguidos dos sindicatos, associações, academias e institutos diversos.

    Panorama

    Lopes de Sá vê o mercado de trabalho, na área da contabilidade, como o melhor dentre todas as profissões. Segundo ele, cada empresa, cada instituição, precisa ter pelo menos um contabilista responsável. "Com o crescimento da produção nacional, sempre maiores serão as necessidades desses profissionais", afirma. A maior dificuldade enfrentada hoje pelo profissional da contabilidade é atender aos excessos da burocracia fiscal. "Em segundo lugar é conciliar ética com os graves defeitos da lei, que interferem no campo contábil", afirma. Várias são as funções do contabilista, mas as de grande destaque são as de responsabilidade pela informação patrimonial, fiscalidade, auditoria, perícia e consultoria.

    Para o futuro da profissão, Lopes de Sá destaca que todos os setores possuem perspectivas relevantes, mas os relativos à informação e perícia são os que oferecem melhores oportunidades no mercado de trabalho. "Novos campos estão sendo abertos nas áreas da contabilidade social, ambiental e de estratégia", conta. "É preciso manter conhecimento teórico associado ao prático. Não adianta apenas saber fazer - é preciso saber por que se faz."

    Multidisciplinar

    Para que uma empresa consiga alcançar o sucesso, é preciso que ela tenha bons resultados também em outras áreas do conhecimento. Além do contabilista, muitas vezes ela ainda precisa de orientação e boa assessoria sobre engenharia, advocacia, marketing, administração, gestão de pessoas, entre outras.

    No entanto, essa assessoria muitas vezes não precisa ocorrer simultaneamente. É preciso identificar as prioridades, empenhando esforços nas áreas que apresentam maior carência.

    Feiras e eventos voltados ao segmento de atuação da empresa são importantes para buscar informações atualizadas sobre ferramentas e tendências de mercado.

    Outra dica é procurar entidades de classe, sindicatos ou associações de cada categoria, localizados na sua região, para pedir orientações sobre determinados assuntos. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por exemplo, possui inúmeras unidades espalhadas pelo Brasil, que podem assessorar o empresariado local. Na internet, também é possível localizar sites que indiquem a melhor forma de obter informações e endereços das unidades procuradas.

    Com essas ações e ajuda profissional de especialistas, o empresariado estará dando passos importantes para o crescimento de sua empresa.