Usamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a personalizar conteúdos, adaptar e avaliar anúncios e oferecer uma experiência melhor. Ao clicar em "Aceito" você concorda com isso, conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Para mais dúvidas entre em contato com nossa equipe de atendimento.
  • Crescimento | Um dos principais objetivos do planejamento estratégico
    < Voltar

    Muitos empresários e administradores colocam o crescimento como um dos principais objetivos do planejamento estratégico, porque, em nossa sociedade, crescimento é sinônimo de sucesso. As empresas que deram excessiva ênfase ao crescimento, descobriram a duras penas, que o simples crescimento não é necessariamente o apogeu, a garantia de sucesso.

    Só a procura por mais vendas e/ou desenvolvimento de novos produtos não garantem o crescimento da empresa. É necessário que duas premissas básicas sejam respeitadas:

    a) reconhecer que mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, na tecnologia e na economia, marcam a nossa época, conhecida como “a era da descontinuidade”;

    b) definir objetivos de crescimento, capitalizando oportunidades futuras, seguidas de planejamento estratégico esmerado para alinhar as potencialidades da empresa com essas oportunidades.

    As empresas que lograram êxito são as que aumentaram o nível de suas vendas, e ao mesmo tempo incrementaram significativamente a margem de lucro.

    Empresas bem sucedidas compartilham denominadores que nos permitem identificar algumas características que propiciaram o seu sucesso. As principais que todo empresário moderno precisa conhecer:

    a) presença num mercado em crescimento ascendente;

    b) produtos tecnologicamente sofisticados e que, por isso, ofereçam melhores perspectivas de crescimento do que aqueles que não acompanharam a evolução dos tempos;

    c) lançamento de novos produtos, que contribuam com o crescimento das vendas, desde que, tenham sinergia com os outros produtos da empresa;

    d) crescimento vertical através da aquisição de novos produtos.

    Finalmente, ressalte-se que, a disposição para mudar e habilidade para planejar não são suficientes. Pessoas são a essência do negócio, a causa de seu crescimento ou declínio. Portanto, os aspectos: adaptação à mudança, planejamento esmerado e bons profissionais são as garantias que as empresas devem possuir, quando da consecução de seu objetivo de crescimento.